conheça o autentico e primeiro Ufo Detector desenvolvido no Brasil !

 


 

MICHAEL FARADAY (1791 - 1867) Há motores elétricos em muitos aparelhos domésticos, de videocassete a máquinas de lavar. Todos se baseiam em princípios descobertos há 150 anos por Michael Faraday, o maior dos físicos experimentais ingleses. Tendo aprendido ciência lendo uma enciclopédia, Faraday foi muito feliz ao se tornar aprendiz do químico inglês Humphry Davy (1778 - 1829).
Cientistas daquela época já sabiam produzir eletricidade e procuravam aplicações para ela. As descobertas de Faraday serviram para explorar essa nova fonte de energia.

 

BENJAMIN FRANKLIN (1706 - 1790) Benjamin Franklin é lembrado sobretudo como homem de Estado, escritor e patriota que fez muito pela independência dos Estados Unidos. Mas foi também um notável cientista que realizou importantes experiências com a eletricidade e inventou o pára-raios e um fogão usado até hoje. Criou, ainda, as expressões positivo e negativo para designar os pólos elétricos. Em sua experiência mais famosa, Franklin demonstrou que o raio tem a mesma forma da eletricidade estática. Conseguiu isso fazendo voar uma pipa durante uma tempestade; colocou o dedo próximo de uma chave amarrada à linha de metal da pipa e uma faísca saltou entre eles.

 

GALILEU GALILEI (1564 - 1642) O trabalho do cientista italiano Galileu Galilei (conhecido como galileu) revolucionou a Astronomia. Galileu desenvolveu o telescópio e fez importantes descobertas sobre os planetas e o Sol. Suas observações confirmaram o trabalho do astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473 - 1543), que acreditava que a Terra e os outros planetas giram em torno do Sol. Isso ia de contra os ensinamentos da Igreja, que sustentava ser a Terra o centro do universo, e Galileu foi punido.
Ele sugeriu o uso do pêndulo nos relógios e descobriu um importante princípio sobre a gravidade - a taxa da velocidade da queda de um objeto nada tem a ver com seu peso.

 

 

THOMAS EDISON (1847 - 1931) O inventor americano Thomas Edison viveu e trabalhou sempre nos Estados Unidos. Foi um dos mais produtivos inventores que já existiram, tendo patenteado 1.093 invenções, incluindo a lâmpada elétrica incandescente (similar da lâmpada que usamos atualmente), o projetor de cinema e o fonógrafo. Também instalou o primeiro laboratório de pesquisa industrial.
Edison teve um começo de vida difícil. Foi expulso da escola porque os professores não perceberam que era surdo e pensaram que era incapaz de aprender. Foi educado pela mãe em casa, onde construiu seu primeiro laboratório aos 10 anos de idade.

 

PIERRE CURIE (1859 - 1906) Nascido em Paris, França, Pierre Curie ficou famoso por seu trabalho sobre a radioatividade e o magnetismo. Desde jovem revelou grande habilidade em Matemática, o que lhe permitiu formar-se na Universidade de Paris aos 18 anos. O casamento com a imigrante polonesa Manya Sklodowska foi o começo de uma parceria famosa em todo o mundo. Juntos isolaram dois novos elementos radioativos, o polônio e o rádio, e dividiram o Prêmio Nobel de Física em 1903, pela descoberta da radioatividade. Pierre pesquisou as propriedades dos elementos radioativos, identificando a existência de partículas positivas, negativas e nêutras no átomo.

 

 

MARIE CURIE (1867 - 1934) Nascida na Polônia, física Marie Curie e seu marido Pierre são conhecidos por seu trabalho sobre radioatividade. Foram inspirados pelo trabalho do físico francês Henri Becquerel (1852 - 1908). Marie Curie foi a primeira pessoa a usar o termo "radioativo" para substâncias com grande eletromagnética. Ela isolou dois novos elementos radioativos, o polônio e o rádio. Depois da morte de Pierre, assumiu seu cargo de professor de Física na Universidade de Paris, a primeira mulher a ensinar ali. Continuou a pesquisa, procurando usos médicos para a radioatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1903 e o de Química em 1911.

 

 

ALEXANDER GRAHAM BELL (1847 - 1922) O inventor do telefone, Alexander Graham Bell, nasceu na Escócia e estudou fonoaudiologia. Mais tarde foi para a América, onde combinou esse trabalho com pesquisas sobre transmissão do som por meio da eletricidade. Bell conseguiu transmitir sua voz eletricamente em 1875, patenteando a idéia no ano seguinte. Formou a Bell Telephone Company em 1877, como parte de uma luta legal para defender sua patente.
Destinou parte dos ganhos com a invenção a financiar escolas para surdos. Bell continuou a fazer invenções pelo resto da vida, projetando hidrofólios para tornar os navios mais velozes e pipas capazes de elevar pessoas.

 

 

ANDRÉ-MARIE AMPÈRE (1775 - 1836) FÍSICO E MATEMÁTICO, André-Marie Ampère trabalhou no começo do século XIX em Paris, França. Usava sua experiência em Matemática e Estatística para observar e medir ocorrências descobertas por outros cientistas europeus. Assim, ele apresentou provas cabais da relação entre a eletricidade e o magnetismo. Também desenvolveu uma nova maneira de classificar os elementos químicos.

    Seu nome foi dado à unidade básica de medida da intensidade da corrente elétrica - o ampère (amp).

MEDINDO A ELETRICIDADE

    A diferença de potencial induz o deslocamento da carga sendo chamada de força eletromotriz (fem). Ela é medida em unidades chamadas volts (V), por meio de um voltímetro. A taxa a que uma corrente elétrica (o fluxo de carga elétrica) se move pelo circuito é medida em ampères (amps). A intensidade da corrente elétrica é medida pelo amperímetro.

 

ALBERT EINSTEIN (1879 - 1955) O trabalho do matemático alemão Albert Einstein fez dele um dos mais famosos cientistas da história. Ele superou muitas das teorias estabelecidas pelo físico inglês Isaac Newton (1642-1727), introduzindo idéias revolucionárias sobre a natureza do tempo, espaço, energia e gravidade.
Einstein tornou-se cidadão americano em 1940. Combateu a guerra - mas, ironicamente, suas teorias ajudaram na produção das armas nucleares, as mais destrutivas já criadas pelo homem. Einstein viu muitas de suas teorias confirmadas durante sua vida; outras foram provadas mais tarde, depois de sua morte.

 

 

José Martins